Windy.com – Navegando pelos Ventos

windy

Existe algo que poucas pessoas sabem sobre mim (até agora): eu sou fascinado pelo clima, principalmente quando ele não está bom. Dias ensolarados são bonitos, rendem bons passeios e ajudam a secar a roupa no varal, mas o que me agrada mesmo são dias chuvosos com ventos fortes, daqueles que até assustam e te fazem pensam que a sua janela não vai suportar.

Conversando com a Lise dias atrás, se me recordo bem o clima estava meio bagunçado, comentei sobre um site que acompanho faz tempo e que é muito viciante, o Windy. Como ela não conhecia, imaginei que muitos de vocês também não conheçam, o que é um absurdo, já que suas funcionalidades são incríveis.

O Windy nada mais é do que um Google Maps do clima. Logo ao entrar no site, você é direcionado para a região do mundo em que está e vê uma animação dos ventos (windy, hein, hein :P) no horário atual. É possível avançar e retroceder no tempo pela barra inferior ou mudar as informações mostradas pela barra lateral direita, como chuva, temperatura, ondas, raios e muito mais.

windy-curitiba
MAS EM CURITIBA…

O site também é interessante para quem voa, seja piloto, paraquedista ou qualquer outra forma de aproveitar os ventos nas alturas, já que é possível ajustar a altitude e verificar a condição climática em vários níveis atmosféricos. Inclusive, se eu não me engano, eu conheci essa ferramenta através do Lito do Aviões e Músicas.

Durante muito tempo eu sabia da existência do Windy mas raramente entrava, até que no ano passado tivemos a formação dos furacões Irma, José e Katia que atingiram a America Central, a Flórida e o Texas. Como era algo interessante pra mim, três furacões em sequência na mesma região, passei alguns dias com uma aba aberta no site acompanhando tudo.

windy-irma
Furacão Irma

Então é isso, encerro aqui meu primeiro post, espero que vocês tenham gostado dessa sugestão e que fiquem tão viciados quanto eu hahaha.